siga o tribo no
twitter
contador de
visitas
2364385
usuários
online
7
faça sua
busca
02 Set 2014

Comentários

Por telefone, bombeiros ajudam mulher a dar à luz no meio da estrada

Postado em 07/09/2013 às 13:01hs por Edcarlo Fernandes.


Por Gelson Netto / fonte www.ifronteira.com.br

O auxílio da comunicação foi fundamental para que o nascimento de uma criança ocorresse de forma bem sucedida na noite desta quinta-feira (5), em Presidente Epitácio, mesmo em condições adversas.

A família, com a gestante Anne Caroline Rita Tinta, de 27 anos, havia saído de carro do Assentamento São Paulo, onde vive, com direção à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, para o parto, com uma distância de 55 km a ser percorrida.

Mas, não houve tempo suficiente para que o nascimento do bebê ocorresse no hospital e se deu no meio da estrada vicinal que liga Presidente Epitácio ao distrito de Planalto do Sul (pertencente ao município de Teodoro Sampaio).

Por volta das 23h40, a irmã da gestante, Ângela Rita de Jesus, telefonou com seu celular para o Corpo de Bombeiros da cidade, informando que o trabalho de parto já estava em andamento e que se encontravam dentro do carro, um Fiat Uno, no meio da estrada. Quem dirigia o veículo era um irmão de ambas as mulheres e todos ainda estavam acompanhados da mãe deles.

A partir deste momento, o soldado Wellington Janeti Correa passou a orientá-la sobre os procedimentos adequados a serem adotados na situação e a tranquilizá-la, enquanto uma viatura da Unidade de Resgate (UR) se deslocava para o local. A segunda ligação da irmã da gestante, já por volta das 23h50, veio com o anúncio do nascimento do bebê, dentro do carro e no meio da estrada, em parto normal. O menino de 51 centímetros e 3,250 kg ganhou o nome de Alan Felipe.

“A mãe queria saber o que fazer naquela situação, porque a criança chorava, o que já era um ótimo indício. Eu fui dialogando com ela, enquanto a viatura não chegava ao local”, conta Correa. Com a chegada do Resgate, os bombeiros realizaram os procedimentos indicados para concluir o trabalho de parto, como cortar o cordão umbilical, e encaminharam a mãe e o filho na viatura para a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, em ótimo estado de saúde.

Segundo Ângela, quando a viatura do Corpo de Bombeiros a alcançou, a família já estava próxima ao perímetro urbano de Presidente Epitácio.

No comando da UR, estava o soldado Rangel Renato Dias do Prado, acompanhado dos também soldados Danilo Pulhese Ferron, como auxiliar, e Carlos Henrique da Silva, como motorista.

Na primeira ligação, Correa orientou para que o veículo trafegasse pela vicinal com o sinal de pisca-alerta aceso.

“Como esta já era a terceira gestação da mãe, o parto normal ocorreu com mais facilidade, a partir do rompimento da bolsa. Eu pedia para que ela mantivesse a calma e a tranquilidade. Na chegada da viatura, ela se sentiu aliviada e segura”, salienta Correa.

De acordo com Ângela, a expectativa é de que Anne Caroline e Alan Felipe recebam alta do hospital nesse sábado (7). O garoto vai se juntar às duas irmãs, de 4 e 6 anos de idade.

“A gente preza em levar a paciente até o hospital, onde pode dar à luz com conforto, mas existem situações em que isso não é possível. O nosso maior salário é o agradecimento que as pessoas nos dão pelo trabalho que realizamos”, enfatiza Correa.

mais notícias acesse . www.ifronteira.com.br 


Compartilhar          

próximos eventos

veja completo

patrocínio

Bellenus Bar - Presidente Epitacio
Assine e fique por dentro das
festas e promoções!
nossas páginas
© Copyright 2006 - 2014 www.tribovibe.com.br. Todos os direitos Reservados.

[ onde todas as tribos se encontram ]
Gostou :)
compartilhe com seus amigos